fbpx

VENDAS FECHADAS
Campanha de Financiamento
Coleção das 7 Artes Liberais: 12 Volumes

O Guia da Educação Clássica

Não é só mais um livro, mas uma coleção completa. Não é mais um livro que fala sobre o Trivium e Quadrivium, mas sim uma coleção de livros para o estudo seguindo a doutrina do TRIVIUM e QUADRIVIM nas 7 Artes Liberais. 

E isso faz toda a diferença, levando em conta o tempo necessário, o rigor do estudo, mas também os resultados. Pensamos esta coleção a fim de que você possa obter todo o material e a orientação necessários para, finalmente, adquirir a formação de base, que prepara e conduz aos estudos superiores.
Adquirindo a coleção, a estimativa é que sejam enviados trimestralmente a partir de março/20 todos os 12 volumes que compõem a coleção, num espaço de 3 anos você completará a coleção. Portanto, participe da campanha: só assim será possível viabilizar esta obra no Brasil.

Envio estimado: março/20

Volume 1:

O primeiro livro é um mapa de todo o percurso que deve ser realizado no estudo das 7 artes liberais. Nele estarão presentes uma pequena história do desenvolvimento do Trivium e do Quadrivium, um resumo dos autores mais célebres, um informe sobre as doutrinas mais seguras e a exposição do modo correto de estudar.

Ele servirá para que o leitor prepare-se para a autoeducação com o restante dos volumes, mas também poderá servir para a elaborar de um plano de ensino a ser usado na educação de outras pessoas.

Neste livro o leitor travará contato com o que de melhor se fez na educação ocidental, iniciando na antiguidade grega e latina, passando pelo medievo e finalizando no renascimento cristão católico.

Envio estimado: jun/20

Volume 2:

No segundo volume, levando em conta que não se pode trabalhar a linguagem sem a matéria a ser trabalhada, oferecemos um roteiro para a Formação Literária, procurando abarcar as questões do enriquecimento do imaginário, do contato com o estilo dos autores clássicos, em sentido amplo, mas com certa ênfase nos de literatura portuguesa. Há resumos críticos de cada obra listada para que o leitor seja conduzido e saiba ler corretamente cada obra.

Gramática do Português: O primeiro trabalho propriamente teórico, em nossa perspectiva, é impor alguma coerência lógica aos pensamentos do aluno, o que se fará retificando o seu conhecimento da língua mãe. O caos mental que impera é muito devido ao conhecimento parco e desordenado do português. Damos, portanto, um curso de gramática portuguesa com o fim de remediar essa situação.

Envio estimado: set/20

Volume 3:

Este é o volume mais denso da coleção. Após o aluno ter o domínio da sua língua pátria, ele deve dominar a língua oficial do Ocidente. Para isso temos a Gramática Latina de Manuel Álvarez. O texto original desta gramática é todo em latim, e ele será publicado na íntegra, mas só parcialmente traduzido. Principalmente as partes iniciais onde o aluno ainda não conhece o latim serão bilíngues, e assim será até o leitor poder lidar com o latim apenas com pequenos comentários em português. Para alcançar mais facilmente o entendimento, este volume também adotará métodos inspirados em obras tais como Familia Romana e Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida.

Ainda neste volume há uma introdução ao grego, a fim de que o aluno adquira uma iniciação nesta língua de magna importância; teremos um grande resumo da língua juntamente com orientações de estudos para avançar de nível com outros livros.

Gramática Filosófica e Crítica Literária: Este curso, que é um cotejo entre a Gramática e a Lógica clássica, o qual ao fim descortina a estrutura que subjaz a todas as línguas, será o coroamento da jornada. Ele facultará ao aluno um aprendizado efetivo das línguas, e constituirá a base firme para a continuação dos estudos. Por fim, daremos os elementos para que o aluno possa fazer crítica literária dos clássicos.

Envio estimado: dez/20

Volume 4:

Em nossa coleção, levamos em conta que todas artes do Trivium dizem respeito à mesma faculdade humana de comunicação, ou eloquência. Por isso, prevemos um capítulo de transição da Gramática para a Retórica, o qual, para resumir, estará centrado no tema, tomado em sentido amplo, da arte poética, porque consideramos que aí reside o ponto de intersecção entre as duas artes;

O destaque deste volume é a Exposição da doutrina retórica de Cipriano Soares que segue Aristóteles, Cícero e Quintiliano e outros: Aqui haverá a exposição clara da doutrina retórica, respeitando os mais ilustres autores na matéria; será uma edição bilíngue com latim e português e comentários em trechos de maior dificuldade.

Envio estimado: março/21

Volume 5:

É uma antologia de discursos de Demóstenes, Cícero e padre Antonio Vieira, que são alguns dos mais exímios usuários da palavra como fonte de persuasão e exortação; e foram escolhidos com o critério de ser um grego, outro latino e por fim um cristão, para prover um resumo abrangente da eloquência. Destes, há a seleção de seus mais importantes discursos, dos quais faremos a análise minuciosa, a fim de exercitar os preceitos e regras elencados na seção anterior.

Composição de Discursos: Por fim, enuncia uma teoria da composição conforme os preceitos dos grandes oradores e escritores retóricos. Destilada do que já foi visto – a teoria e a prática dos oradores –, provêm-se as regras a serem utilizadas em cada tipo de discurso, adaptadas a cada tipo de audiência e ainda às finalidades do orador. Também dá dicas e preceitos para serem compostos discursos em mídias mais modernas, não previstas nos manuais antigos.

Envio estimado: jun/21

Volume 6:

Doutrina Dialética. O tratado clássico de Pedro da Fonseca – chamado o Aristóteles português –, que estará publicado na íntegra em latim, e seguido de um robusto compêndio em português, é o fio condutor deste estudo. Como suporte, para expansão do entendimento, há ainda aportes de Aristóteles, Marciano Capella, Petrus Hispanus – também conhecido como Papa João XXI – e outros, para esmiuçar a doutrina tradicional sobre a arte diretiva do pensamento.

Desta forma, há um tratado em português, onde é possível fazer o estudo completo da doutrina dialética. O texto em latim serve como aprofundamento de todos os pontos, e o ideal é que o aluno esteja capacitado a segui-lo como parâmetro do estudo. Quanto aos autores suplementares, eles aparecem quando possam servir para clarear as passagens mais difíceis e para dar notícia das polêmicas em torno das dificuldades do tema.

Envio estimado: set/21

Volume 7:

Parte 2 do Volume 6.

Envio estimado: dez/21

Volume 8:

Diálogos de Platão: Neste volume, o aluno passará pela leitura comentada de uma seleta de diálogos platônicos, que são a quintessência da arte dialética em sua modalidade dinâmica, de confronto com as idéias e objeções alheias, que procura depurar os conceitos que nossa mente formula, e que ela muitas vezes toma como a verdade só por tê-los formulado. São esses diálogos a melhor via para se exercitar nas sutilezas dialéticas.

E, para finalizar o curso do Trivium, o aluno se defrontará com as questões disputadas dos mestres do certame, Santo Tomás de Aquino e Duns Scotus. Embora ainda sendo uma forma dialética de discurso, dá-se uma aproximação da Analítica aristotélica, uma vez que os sábios medievais buscavam mostrar e explicar as conclusões a que chegavam ao modo silogístico.

Envio estimado: março/22

Volume 9:

O volume inicia com uma introdução que trata da história da Aritmética, e continua com uma exposição da doutrina de Boécio sobre os números, que é, de fato, a doutrina clássica, com o aporte de Cassiodoro, Marciano Capella e outros. De seguida, há uma exposição da doutrina simbólica e metafísica dos números, conforme os pitagóricos e seus intérpretes. Finalizando, propõem-se problemas matemáticos de Alcuíno de York e outros envolvendo números, a fim de exercitar a agudez mental do aluno.

A Aritmética é a primeira arte do Quadrivium, a qual trata das quantidades. A quantidade é o atributo das coisas que podem ser medidas, contadas e pesadas. Uma das formas de agir e lidar com tudo quanto existe é através dos números e da sua teoria, que este volume estuda com profundidade. Os textos estão em português, assim como os comentários, porém termos técnicos e passagens de textos podem estar na língua original.

Envio estimado: jun/22

Volume 10:

O volume começa com uma breve história do tema, ao que se segue a exposição dos diversos métodos de estudo e das visões sobre a matéria ao longo do tempo. De contínuo, está na íntegra o texto dos Elementos de Euclides, o grande clássico da matéria, cujas definições estão em Grego, Latim e Português para o estudo aprofundado dessa importantíssima passagem. O restante do texto está em português.

O estudo dos sólidos platônicos, através dos texto em latim de Platão e mais textos explicativos, na sequência, dá-se do ponto de vista puramente geométrico, como também do ponto de vista dos símbolos que lhes são atribuídos na cosmologia tradicional, que embasam o entendimento apropriado dessa importante doutrina, e servirá de fundamento às matérias que se seguem.

Envio estimado: set/22

Volume 11:

Os fundamentos dessa arte vêm de clássicos como o De Musica de Santo Agostinho e o De Institutione Musica de Boécio, a partir dos quais se fez um compêndio em português, o qual explica em pormenores a teoria da música, englobando desde seus aspectos materiais e técnicos, até a visão da música das esferas, que rege o mundo natural de acordo com os autores clássicos.

Seguem-se os capítulos sobre a alfabetização musical, que tratam, de maneira prática, de conceitos como compasso, acordes, notas, escalas etc. Para encerrar, há os capítulos com as regras para a educação musical propriamente dita, que dão preceitos para o treino vocal e da habilidade com instrumentos – treinamento esse que, pelos padrões antigos, era essencial para formação plena da alma humana.

Envio estimado: dez/22

Volume 12:

Este volume final trata, inicialmente, da parte material da Astronomia, com a exposição do modelo do céu, principalmente como visto da terra sem lançar mão de recursos tecnológicos, para que o aluno possa se situar perante o fenômeno do céu e para que isso possa embasar o entendimento simbólico do mundo material; sua fundamentação vem principalmente do Almagesto de Ptolomeu e do Tratado da Esfera de João de Sacrobosco.

Na seção intermediária, há a exposição, análise e esclarecimento de conceitos de Cosmologia e Física tradicionais, os quais compõem a chamada Cosmovisão Tradicional, em contradistinção à cosmovisão atual, de caráter mais materialista. Esta parte é uma depuração de necessária para que se possa entender a visão simbólica do mundo que os autores clássicos possuíam.
Sendo o fim de todo o curso, a seção final trata do simbolismo da natureza propriamente, que é uma espécie de súmula ou resumo do conhecimento possível, fonte inesgotável de metáforas e analogias. Também se fazem análises de obras poéticas através dos símbolos tradicionais, a fim de mostrar como essa estrutura é visível, uma vez conhecida, nas obras clássicas da literatura.

Está apresentada a coleção. Como você pode ver pelas estimativas, o envio de cada livro será espaçado no decorrer de três anos. Definitivamente, é um projeto longo e que deve ser levado bastante a sério, mas cujos frutos serão recompensadores.

Bom, não perca tempo, garanta sua coleção ainda no LOTE 1, que conta com 40% de desconto e Frete Grátis: um beneficio para os primeiros apoiadores do projeto. Você tem duas opções: a Coleção completa, só o Trivium deixando para mais tarde Quadrivium. Criamos as duas opções, pois alguns talvez não possam adquirir toda a coleção agora. Mas, se puder, aproveite e já garanta a Coleção inteira com uma bela condição que é por tempo e quantidade limitados.

Os 12 Volumes das 7 Artes Liberais

R$ 960

40% OFF e Frete Grátis

R$ 576

Os 8 Volumes do Trivium

R$ 640

40% OFF e Frete Grátis

R$ 384

Formas de pagamento

à vista, por boleto ou cartão de credito, ou até em 18x pelo PagSeguro.

Regras da campanha

A iniciativa é uma campanha de financiamento coletivo de livros. A entregas estão estimadas e podem sofrer alguma variação em decorrência de problemas de tradução, transcrição, etc.

Para sua segurança e conforto você pode desistir a qualquer tempo e receber seu dinheiro de volta sem prestar qualquer justificativa. 100% seguro.

Segurança e dados legais

Esta coleção de livros é uma iniciativa do IHSV.  Sua compra está protegida.

Instituto Cultural Hugo de São Vítor

Endereço: Rua São Manoel 456/204 – Porto Alegre-RS

CNPJ: 22.590.339/0001-28

×
×

Carrinho